O que é Ayurveda

December 29, 2017

 

         Ayurveda é a ciência da vida. Teve origem na Índia e trata-se de um sistema de cura onde se trata o paciente analisando corpo, mente e espírito. Esse conhecimento foi trazido a humaninda há mais de cinco mil anos. Em alguns países o Ayurveda é tratada como medicina principal, e não como medicina alternativa. É inclusive, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como eficaz. 

        A medicina Ayurvedica afirma que todo o universo, e tudo que está nele, é formado por cinco elementos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. A medicina Ayurvedica estuda então as influências que esses elementos tem na natureza e no ser humano. Os elementos se unem em pares para formar os doshas (definição biológica) que atuam sobre nosso corpo como um todo. 

       Os Doshas são, portanto, a manifestação desses elementos em nosso corpo físico definindo assim nosso biotipo. Através da identificação dos nossos Doshas podemos definir o que nos faz bem e o que não nos é recomendado para que possamos manter nosso corpo e nossa mente em equilíbrio. Onde entra a parte do espírito (corpo, mente e espírito)? Estar conectado espiritualmente e com nossa essência, nosso interior nos mantém protegidos de influências de energias externas. Por isso a importância do tratamento e equilíbrio de forma holística.

       O Dosha VATA é composto pelos elementos Eter e Ar, por isso as pessoas com predominância do dosha Vata tem por natureza características como seco, frio e leve. Normalmente apresentam pele seca, braços longos e finos, olhos pequenos, língua pontiaguda. Se comunicam com facilidade, são sociáveis e estão sempre em movimento.

        O Dosha PITTA é composto pelo elemento Fogo, por isso as pessoas com predominância desse dosha costumam ser fisicamente equilibrado. Porém como tem excesso do elemento fogo apesentam frequentemente características como: sudorese, oleosidade, fome acentuada. Costumam ser inteligente e perspicazes, não sendo incomum ocuparem cargos de liderança.

         O Dosha KAPHA é composto pelos elementos Água e Terra e por isso é considerado o mais equilibrado dos doshas. Pessoas Kapha costumam ser mais calmas e amorosas. Possuem o corpo mais robusto, são volumosos e estruturados mas não necessariamente com excesso de gordura. Porém sua digestão e metabolismo lentos, unidos ao seu gosto pelo descanso exigem atenção especial. Kaphas são pessoas controladas e que mantém sua palavra. 

          Claro que tudo isso é apenas um resumo muito sucinto a respeito dos Doshas. Para fazer uma avaliação personalizada você precisa contatar um terapeuta credenciado. Em breve teremos esse serviço aqui no Desperta OM para poder ajudar vocês nesse caminho também. 

 

 

Namastê

Desperta OM

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

UM PORTAL DE RECONEXÃO COM A SUA ESSÊNCIA

- VAMOS TE AJUDAR A SE RECONECTAR COM VOCÊ -

Siga 

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2018 por Desperta OM. Todos os direitos reservados.